Dicas de Roseli Brito para ajudar o professor a lidar com o aluno tímido
A criança tímida pode ser tudo, menos um problema de indisciplina. Na
verdade, ela é exatamente o oposto. Enquanto muitos de seus colegas trabalham
duro para conseguir atenção, às vezes de forma turbulenta, a criança tímida
batalha igualmente, no sentido de evitar o tumulto ou a bagunça. Temerosos de
chamar a atenção para si mesmas, elas preferem se misturar com o grupo.
Mais espectador que participante, ela tende a sair de cena ao invés de
encarar um confronto. Uma criança tímida pode ser mal interpretada pelos
colegas, que geralmente a vê como hostil e conclui que ela não quer brincar ou
relacionar-se com eles.
Na realidade, a criança tímida geralmente quer se envolver com seus
colegas, mas não sabe como começar ou manter uma conversação.
Os professores também podem interpretar mal a criança tímida,
confundindo sua relutância em interagir com o grupo como uma escolha. Os
professores podem concluir que uma criança tímida é academicamente lenta, ou
ainda que, por serem bem comportadas precisam de pouca atenção.
Embora seja verdade que uma criança tímida, muitas vezes seja um aluno
aplicado, esta criança ou jovem frequentemente precisa de atenção do professor
para estimulá-la e dar-lhe a confiança para amadurecer em seus relacionamentos.
O fato é que muitas vezes apenas nos concentramos naqueles que nos dão
trabalho e trazem problemas, e negligenciamos os demais que estão quietinhos,
sem darmos conta de que esses alunos estão enfrentando sérios problemas ligados
a relacionamento e auto estima.
O que o Professor pode fazer:
Ø Colocar o aluno
tímido perto da mesa do Professor,
pois isso permitirá que o aluno
possa falar com mais facilidade sem preocupar-se com os demais colegas que
estão atrás dele.
Ø Coloque o aluno
tímido ao lado de outro colega tímido,
pois facilitará a ambos iniciar uma
amizade e a interação.
Ø Estabeleça
constante contato com o aluno tímido.
Quanto mais você for bem sucedido
no desenvolvimento de uma relação de confiança com o aluno mais provável será
que ele desenvolva a confiança necessária para relacionar-se com os seus pares.
Tente encontrar tempo para fazer algumas atividades que a criança goste.
Ø Fale reservadamente
com o aluno tímido.
Crianças tímidas precisam de prática em conversar com as pessoas.
Mesmo pequenas conversas semanais acerca dos seus interesses os auxiliam a
desenvolver habilidades sociais em uma zona de conforto segura.
Ø Ensine sobre
interação social.
O ponto fraco das crianças tímidas é justamente a péssima interação
social. Eles não sabem o que dizer, como se aproximar, como devem se portar,
sobre o que e como devem falar sem parecerem ridículos . Assim, é preciso que
eles sejam ensinados a praticarem pequenos gestos que os ajudem a desinibir e
fazê-los sentirem-se seguros na presença de outras pessoas tais como: olhe
sempre para o rosto da pessoa que estiver conversando, sempre sorria, ofereça
ajuda, agradeça, faça elogios, não tema aproximar-se.
Ø Fazendo Amigos.
A falta de
traquejo social faz com que os alunos tímidos tenham poucos ou nenhum amigo,
por esta razão estão sempre isolados e são sempre vistos sozinhos. Esses alunos
querem se envolver com os demais colegas, mas preferem isolar-se e
preservarem-se de serem ridicularizadas pois assim é menos doloroso.
Se você tem alunos nesta condição está na hora de começar a dar uma
mãozinha e promover a interação entre os alunos para que as famosas “
panelinhas” sejam quebradas e todos tenham chances iguais de se conhecerem e se
relacionarem. Organize os grupos de forma que esses alunos possam interagir com
outros colegas que tenham os mesmos interesses. Agrupe pares, com um aluno
tímido e um mais descolado para desenvolver atividades mais divertidas, assim o
tímido tem a chance de ser auxiliado pelo parceiro e vice versa. Atividades
assim reforçam a cumplicidade e companheirismo.
Ø Dando um empurrão
extra.
É fato que crescemos quando somos desafiados a sair da nossa zona de
conforto. Assim, será necessário uma vez ou outra, submeter esses alunos a
situações com certo limite de desconforto e ansiedade. Alunos tímidos não
gostam de realizar apresentações em público porque não se sentem confortáveis
em falar para uma platéia, no entanto depois que você tiver desenvolvido todas
as dicas acima, é o momento de começar a propor desafios deste tipo. Afinal, o
propósito é ajudar essas crianças a superarem a barreira do medo e da
insegurança.
Ø Quando os Amigos
isolam o colega que é tímido:
Todas as crianças precisam de uma conexão com seus pares. Para aqueles que
estão à margem da sociedade, a escola traz amargas lembranças de um período em
que foram rejeitados e sofreram isolamento social .
Você já teve dificuldade em encontrar um parceiro para um trabalho em
grupo? Nunca era escolhido para uma brincadeira ou um jogo? Tinha apenas alguns
poucos colegas para brincar no intervalo? Costumava tomar o lanche sozinho ?
Além do efeito que tal isolamento tem sobre a auto-estima da criança,
ele também pode ter um impacto significativo sobre a sua adaptação escolar.
A criança que fica isolada tem negada, não apenas, as oportunidades de
aprender as habilidades necessárias para desenvolver e manter amizades, bem
como, tem o seu desempenho escolar afetado, já que sua saúde emocional fica
comprometida. Não é de surpreender que as crianças que se sentem isoladas de
seus pares tendem a ter cada vez mais problemas sociais e acadêmicos à medida
que envelhecem.
O que o Professor pode fazer:
Ø Procure saber
porque a criança está isolada.
Encontre tempo para observar o
aluno em diferentes contextos, como no horário do lanche, na entrada, na saída,
na quadra, no pátio, corredores, etc. Converse com os pais da criança e
professores do ano anterior. A informação que você recebe pode ajudá-lo a
determinar se as dificuldades do aluno estão relacionadas a questões de
timidez, prepotência, agressividade, aparência, higiene. Você não faz ideia de
como as crianças e jovens podem ser cruéis e isolar um colega por motivos
banais e até mesmo inexplicáveis.
Ø Crie intervenções
junto aos Colegas.
Ofereça atividades para integração de todos os alunos
Crie projetos onde seja trabalhado a cooperação
Levante os pontos fortes, talentos e habilidades de todos os alunos e faça-os
compartilhar, assim todos verão uns aos outros sob outra perspectiva
Ø Crie intervenções
junto ao Aluno.
Converse com o aluno e ofereça ajuda
Peça para o aluno listar os pontos fortes
Listar as situações em que utilizou os pontos fortes
Peça para o aluno listar os pontos
fracos
Peça para o aluno listar os problemas
que está enfrentando devido a isso
Peça para o aluno listar que tipo de
ajuda gostaria de receber
Dê orientações, dicas, sugestões
Ø Crie intervenções
junto aos Pais.
Encoraje os pais dos alunos tímidos para estimular e ajudar a nutrir
os relacionamentos do filho com os colegas. Você pode sugerir aos pais que abram
o lar para receber os colegas do filho. Dê-lhes ideias de como estruturar essas
visitas, inclusive convidando apenas uma criança de cada vez e proporcionando
uma atividade atraente para a primeira visita. Exemplo: Passar um final de
semana, ir assistir um vídeo (sessão Pipoca), Fazer uma Noite do Pijama (para
as meninas). Depois essas visitas podem serem transformadas em Passeios,
Festas, Viagens.
Alunos quietinhos não dão problemas, então porque ater-se tanto a eles?
Por não causarem transtornos, ou nunca estarem envolvidos em questões de
indisciplina esses alunos são comumente invisíveis aos nossos olhos, mas são
esses alunos que tornam-se desajustados socialmente.
Alerto que estas situações de isolamento levam várias crianças e jovens
a desgostarem de si mesmas ou da vida, encaminhando-as a praticarem a auto
mutilação e até mesmo a cometerem o suicídio. Por isso fique atenta aos sinais
de ferimentos nos braços, pulsos e pescoço.
Por isso, na próxima vez que você ver um aluno quietinho em um canto,
sozinho, afastado dos demais, lembre-se ele não dá trabalho na sala de aula,
mas ele precisa que alguém se dê ao trabalho de importar-se com ele.
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