UM
POUCO DA
HISTÓRIA DA OBA
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e ELETROBRAS FURNAS entre alunos de todas os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
As
tarefas básicas dos professores representantes da OBA são:
- Arregimentar colaboradores e
formar uma equipe para dividir as tarefas sob sua coordenação;
- Divulgar a Olimpíada nas
escolas de sua região, quando solicitado a fazê-lo;
- Divulgar a OBA entre os
alunos do seu estabelecimento de ensino;
- Coordenar as inscrições dos
alunos da sua escola;
- Receber as provas da CO/OBA
e copiá-las (xerox) em número igual ao de alunos inscritos, garantindo o
total sigilo do conteúdo das mesmas.
- Distribui-las,
recolhê-las, corrigi-las e enviá-las para a CO/OBA;
- Dar assistência didática aos
professores da escola, quando possível;
- Organizar a solenidade de
premiação dos alunos participantes.
As provas
serão em quatro níveis distintos, a saber:
- Nível
1: destinada
aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino
fundamental no regime de 8 anos ou 1o ao 3o ano no regime de 9 anos.
Duração desta prova: duas horas;
- Nível
2: destinada
aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino
fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos.
Duração desta prova: duas horas;
- Nível
3: destinada
aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino
fundamental no regime de 8 anos ou a 6º ao 9º ano no regime de 9 anos.
Duração desta prova: duas horas;
- Nível
4: destinada
aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino
médio. Duração desta prova: quatro horas.
Poderão
participar todos os estudantes dos níveis fundamental e médio do País,
regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental. Não
há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por
escola. Se a escola onde o aluno estuda não estiver cadastrada para participar
da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a uma outra escola cadastrada,
ou a outra instituição cadastrada. A inscrição do aluno deverá ser feita pelo
professor que aplicará a prova. Para fazer a prova os alunos só poderão usar
lápis preto ou colorido, borracha, régua e caneta. Não é permitida a consulta a
materiais ou a pessoas ou o uso de calculadora, exceto quando exceções
constarem expressamente nas próprias provas.
A prova
será aplicada aos alunos previamente inscritos junto ao professor representante
da OBA. Os aplicadores deverão manter o sigilo da prova, seguir as instruções e
prazos da CO/OBA e se ater aos princípios éticos.
A prova
deverá ser realizada nas dependências da instituição do aplicador. Para isso o
professor deverá providenciar a reserva antecipada de sala(s) adequada(s) junto
à direção da escola, tomando precaução para que não haja superposição com outro
evento.
As questões das provas, preferencialmente, visarão
muito mais a fornecer informações corretas e atualizadas aos alunos do que
extrair informações deles. As provas serão compatíveis com os conteúdos
abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. A
prova será constituída de 5 perguntas de Astronomia, 3 de Astronáutica e 2
sobre Energia. Os conteúdos das provas em cada um dos níveis serão:
- Nível
1. Astronomia: Terra: forma, atmosfera,
rotação, pólos, equador, pontos cardeais, dia e noite. Lua: fases da
Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, ano, estações do ano.
Objetos do Sistema Solar. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário
(viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes).
Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e
sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do
Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais. O homem na Lua. Os satélites
brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e
o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Energia: Educação Ambiental,
Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar”
e do “Não Desperdício”, Formas e Fontes de Energia, Cuidados com a
Energia, Dicas de Conservação de Energia e Água, Prática dos 3 R: Reduzir,
Reutilizar, Reciclar.
- Nível 2. Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu.Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”, Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica, Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos e de água, Dicas de Conservação de Energia e Água, Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
- Nível
3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível
2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do
ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão.
Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes:
planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e
desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo.
Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação:
força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz
e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica:Além dos conteúdos do nível
2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa
Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano
no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus
espaciais. Energia: Educação Ambiental,
Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar”
e do “Não Desperdício”. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica,
Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica
(Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a
energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos), Cuidados
com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do medidor
de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática
dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
- Nível
4. Astronomia: Além dos conteúdos do nível
3: Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da
Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda,
freqüência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo,
campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios
finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas),
origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do
céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível
3: A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no
espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e
satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular,
elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como
manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao
entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é
combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos
satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto. Energia: Educação Ambiental,
Sustentabilidade (social, ambiental e econômica), Cidadania e
Responsabilidade Sócio-Ambiental. Formas e Fontes de Energia, Energia
Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia
Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas
sobre a energia (tensão, corrente, potência), Cuidados com a Energia,
Cálculo do Consumo Residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em
energia e água, leitura do medidor de consumo residencial, dicas de
conservação de energia e água e prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar,
Reciclar.
Poderá haver uma ou duas perguntas baseadas em
atividades práticas e/ou observacionais. Para responder a estas perguntas o
aluno precisará ter feito previamente uma atividade prática e/ou
observacional que será divulgada com antecedência. Os alunos
poderão fazer individualmente ou em grupos estas atividades práticas e/ou
observacionais. Recomendamos, contudo, que os alunos sejam incentivados,
orientados e ajudados no que for possível, para que desenvolvam as atividades
práticas e/ou observacionais pedidas.
As provas
serão corrigidas pelos professores aplicadores das mesmas, com base num
detalhado gabarito a ser enviado pela CO/OBA logo após a prova. As provas com
as 10 maiores notas de cada nível devem ser enviadas, pelos correios, à CO/OBA,
imediatamente após serem corrigidas, e dentro do prazo estipulado pela CO/OBA.
Uma listagem, num modelo a ser distribuído, com todos os nomes dos alunos
participantes, níveis, sexos, datas de nascimentos e notas deverá ser enviada
pelos professores representantes da OBA à CO/OBA em prazo determinado,
anualmente escolhido e divulgado, juntamente com as 10 melhores provas de cada
nível. As demais provas deverão permanecer sob a guarda do professor
representante da escola pelo período de um ano, após o qual poderão ser
descartadas ou devolvidas aos respectivos alunos. As provas terão 3 seções bem
distintas, isto é, uma com 5 perguntas de Astronomia, outra com 3 perguntas de
Astronáutica e outra com 2 perguntas de Energia, totalizando 10 perguntas.
Corrigida a prova, o total de pontos das questões de Astronomia, de
Astronáutica e de Energia devem ser lançados separadamente na Ficha de Controle
de Inscrição de Alunos. Na última coluna desta Ficha deve ser lançada a soma
das três notas, a qual, para todos os efeitos de premiação é a nota final do
aluno.
Premiação nacional - Medalhas: A CO/OBA depois de receber todas as listagens com os nomes e notas dos participantes vai relacionar, por ordem decrescente, as notas dos quatro níveis separadamente. Serão enviados, no final do mês de outubro ou início de novembro, certificados para todos os alunos participantes. Serão distribuídas, entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas, a nível nacional, cerca de 30.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze. Uma solenidade de premiação deve ser organizada na escola para a entrega das medalhas e certificados com a presença de alunos, professores, pais, autoridades, imprensa, rádio, TV, etc.
- Premiação
escolar: O
professor cadastrado do estabelecimento de ensino, juntamente com os
professores colaboradores, Diretor(a) da Escola e/ou coordenadores
pedagógicos poderão decidir a data e a forma mais conveniente para fazer a
entrega dos certificados e medalhas que receberão da CO/OBA. É
recomendável também que, caso a escola não receba medalhas, ou receba
poucas, sejam adquiridas no comércio local, pela própria escola, mais
medalhas (de qualquer modelo) e que se faça uma premiação em nível
escolar com estas medalhas.
- Certificados: Todo aluno
participante receberá um certificado com seu nome grafado. O professor
representante da escola, bem como seus colaboradores e diretor da escola
receberão um certificado de participação da CO/OBA. Também será enviado um
certificado em nome da Escola. Abaixo do nome do aluno constará o tipo de
medalha que ele ganhou, caso ele seja premiado. Abaixo do nome do
professor no certificado constará a carga horária gasta por ele na
organização da OBA. A OBA se reserva o direito de enviar certificados
somente para os alunos que tenham obtido nota acima de um valor mínimo,
caso não obtenha recursos suficientes.
- Brindes: Junto com os
certificados enviaremos, materiais impressos produzidos por nós ou obtidos
por doação. Sempre que possível também serão enviadas cópias de artigos,
cartazes, CDs com conteúdos de Astronomia, Astronáutica, Energia, etc.
- Jornadas: Alunos serão selecionados
para participarem da Jornada Espacial, da Jornada de Energia, da Jornada
de Foguetes (se participaram da Mostra de Foguetes) e do Space Camp,
sempre a partir das notas obtidas.
A CO/OBA
fará a seleção das Equipes Brasileiras, respeitadas as normas das Olimpíadas
Internacionais de Astronomia. As participações das equipes brasileiras nas
mesmas, obviamente estão condicionadas à existência de recursos financeiros
para tanto.
Não há
taxa de inscrição para Escolas ou alunos participarem da OBA. As escolas
receberão gratuitamente o material de divulgação, cartazes, cartas circulares,
fichas, regulamentos, propostas de atividades práticas, provas e gabaritos. A
impressão dos certificados e a confecção das medalhas também serão gratuitas. A
remessa do pacote contendo as medalhas, os certificados de alunos, professores
e diretores, bem como os brindes será feita como ENCOMENDA com cobrança prévia somente da postagem do correio.
Cada escola será previamente informada do custo médio da postagem desses
pacotes através de um boleto bancário a ser pago numa agência bancária
qualquer.
A marca
da OBA é patrimônio da CO/OBA e sua utilização para fins comerciais deve ser
autorizada por escrito pela mesma.
OBS.:
PARTICIPAMOS DA OBA
ESTE ANO E
FOMOS CONTEMPLADOS COM CERTIFICADOS
DE RECONHECIMENTO, POR
SER A PRIMEIRA
VEZ QUE NOSSA ESCOLA
PARTICIPA DE TAL
OLÍMPIADA A NÍVEL
NACIONAL... VEJA O ROTEIRO ABAIXO DE PREMIAÇÃO...
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DO
PROJETO OBA__ OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E
ASTRONÁUTICA---
ARTES E ASTRONOMIA, CONHECER PARA PRESERVAR
ESCOLA M. LUIZA VIANA 2012
APRESENTADOR(A): SEJAM TODOS BEM-VINDOS. COM ALEGRIA NOS
REUNIMOS PARA ENTREGA DOS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO 2º ANO B.
E PARA DARMOS
INICIO GOSTARIA DE CHAMAR
A PROFESSORA DIANE
JOSY PIRES PARA FAZER USO DA PALAVRA.
PROFESSORA: PREZADOS
PAIS, PARENTES E AMIGOS DOS NOSSOS PEQUENOS ALUNOS, TER CONSCIÊNCIA DE NOSSAS
GRANDES CONQUISTAS É IMPORTANTE, MAS NADA MELHOR DO QUE SE MARAVILHAR COM AS
PEQUENAS DÁDIVAS DIÁRIAS QUE A VIDA NOS PROPORCIONA, COMO ACORDAR E TER A
ALEGRIA DE RECEBER UM OI MÃE, OI PAI, OU ENTÃO O SIMPLES, MAS NÃO MENOS
IMPORTANTE:ACORDEI! QUE ALEGRIA É PODER CONVIVER COM ESSAS PEQUENAS ESTRELAS E
TER CONDIÇÃO DE DAR A ELAS UM FUTURO MELHOR, BASEADO EM AMOR, ALEGRIA,
RESPEITO, EDUCAÇÃO, AFETO E CARINHO.
CERTAMENTE, ESTE É UM
DOS NOSSOS DESEJOS. MAS QUEREMOS DESEJAR ALGO MAIS: QUE POSSAMOS NOS REINVENTAR
TODOS OS DIAS ATRAVÉS DE NOSSAS PEQUENAS E GRANDES CONQUISTAS, QUE POSSAMOS
APRENDER E ENSINAR, QUE POSSAMOS CONTINUAR SEMEANDO PAZ, AMOR, AMIZADE, ALEGRIA
E FELICIDADE, QUE POSSAMOS EM FIM, CONTINUAR BATALHANDO POR UM MUNDO MELHOR. CONVIDO
A TODOS PARA OUVIRMOS UMA ORAÇÃO
DE AGRADECIMENTO.
CONVIDAMOS A NOSSA
DIRETORA PARA FAZER
USO DA PALAVRA
APRESENTADOR(A): GOSTARIA
DE CHAMAR PARA COMPOR A MESA
·
NOSSA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: SIMAR ROSILENE VIEGAS
·
PREFEITO: LUCIANO DO DIGÓ(NÃO ESTEVE PRESENTE)
·
FUTURO PREFEITO: ISSY QUINAN JÚNIOR(NÃO ESTEVE PRESENTE)
·
SR. NERI DE ALCÂNTARA(NÃO ESTEVE PRESENTE)
·
REPRESENTANTE DE MÃES DA ESCOLA
MARISTELA DOREA
·
NOELI SOPRAN
·
ANGÉLICA CAIXETA
·
CÉLIA MATTOS
·
DIRETORA DA ESCOLA
TATIANA ARAÚJO
APRESENTADOR(A): A CRIANÇA É FONTE DE AMOR. AMOR A ESTE
CHÃO, AMOR AO BRASIL E PARA QUE ESTE BRASIL SEJA ALEGRE, VERDADEIRO, JUSTO E
UMA NAÇÃO PODEROSA FAZ-SE NECESSÁRIO QUE SAIBAMOS SEMEAR NOS CORAÇÕES DAS
CRIANÇAS ESSA SEMENTE ESPECIAL QUE É O AMOR. E DEMONSTRANDO O NOSSO AMOR PELO
BRASIL, CONVIDAMOS PARA DE PÉ CANTARMOS O HINO NACIONAL BRASILEIRO E O
HINO DE
GOIÁS.
APRESENTADOR(A): CADA ETAPA DE
ESTUDO NA VIDA DE UMA CRIANÇA É SEMPRE MUITO IMPORTANTE E ESPECIAL TANTO PARA
OS PAIS E FAMILIARES COMO PARA A PRÓPRIA CRIANÇA QUE CONSEGUIU VENCER OS SEUS
DESAFIOS.OS ALUNOS DO 2º ANO B
PARTICIPARAM DO PROJETO OBA__ OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E
ASTRONÁUTICA POIS ESTE É
UM PROJETO QUE SÓ VEIO
SOMAR AS
AULAS DE CIÊNCIAS
PROJETO ARTES E ASTRONOMIA, CONHECER PARA PRESERVAR: UMA EDUCAÇÃO VOLTADA
PARA A RESPONSABILIDADE TEVE COMO PROBLEMATIZAÇÃO
O MUNDO ATUAL EM QUE VIVEMOS, ONDE UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES É COMO
DESENVOLVER AÇÕES, PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS PARA A PRESERVAÇÃO DO
PLANETA. MUITO SE TEM FALADO SOBRE RECICLAGEM DE LIXO, REAPROVEITAMENTO DE
MATERIAIS, ECONOMIA DE ÁGUA E DE ENERGIA. VÁRIOS SETORES DOS ÓRGÃOS
PÚBLICO E PRIVADO, TEM FEITO INVESTIMENTOS EM PROJETOS PARA O INCENTIVO
DE AÇÕES QUE PROPICIEM O CONHECIMENTO E A CONSCIÊNCIA DOS CIDADÃOS NA CIDADE E
NO CAMPO.
A ESCOLA TEM UM IMPORTANTE PAPEL NESSA ÁREA, POIS, É FORMADORA DE OPINIÕES E BUSCA EM SUAS AÇÕES COTIDIANAS, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONHECIMENTOS E CONSCIÊNCIA DA SUA REALIDADE, TORNANDO-OS A CADA DIA, CIDADÃOS TRANSFORMADORES DE UM MUNDO MELHOR PARA A CONVIVÊNCIA ENTRE OS TODOS OS SERES.
A PRESERVAÇÃO DO PLANETA HOJE É UM ASSUNTO INEVITÁVEL E BASTANTE RELEVANTE PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA. O MUNDO É A NOSSA CASA, DEVEMOS CUIDAR DE NOSSA CASA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. PENSANDO NISSO, NASCEU A IDEIA DO PROJETO ARTES E ASTRONOMIA, CONHECER PARA PRESERVAR: UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL, PAUTADO NA PROPOSTA E REGULAMENTO DA OBA.
SABEMOS QUE A TERRA NÃO É O ÚNICO PLANETA DO UNIVERSO, QUE EXISTEM MUITAS COISAS ALÉM DO HORIZONTE E QUE É POSSÍVEL OBSERVAR E CONHECER COM A AJUDA DE INÚMEROS INSTRUMENTOS.
A ESCOLA TEM UM IMPORTANTE PAPEL NESSA ÁREA, POIS, É FORMADORA DE OPINIÕES E BUSCA EM SUAS AÇÕES COTIDIANAS, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONHECIMENTOS E CONSCIÊNCIA DA SUA REALIDADE, TORNANDO-OS A CADA DIA, CIDADÃOS TRANSFORMADORES DE UM MUNDO MELHOR PARA A CONVIVÊNCIA ENTRE OS TODOS OS SERES.
A PRESERVAÇÃO DO PLANETA HOJE É UM ASSUNTO INEVITÁVEL E BASTANTE RELEVANTE PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA. O MUNDO É A NOSSA CASA, DEVEMOS CUIDAR DE NOSSA CASA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. PENSANDO NISSO, NASCEU A IDEIA DO PROJETO ARTES E ASTRONOMIA, CONHECER PARA PRESERVAR: UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL, PAUTADO NA PROPOSTA E REGULAMENTO DA OBA.
SABEMOS QUE A TERRA NÃO É O ÚNICO PLANETA DO UNIVERSO, QUE EXISTEM MUITAS COISAS ALÉM DO HORIZONTE E QUE É POSSÍVEL OBSERVAR E CONHECER COM A AJUDA DE INÚMEROS INSTRUMENTOS.
A CURIOSIDADE, PELO CONHECIMENTO, NATURAL DAS CRIANÇAS E DOS
ADOLESCENTES ME FEZ OLHAR MAIS ADIANTE E PROCURAR ALGO NOVO QUE OS
INCENTIVASSEM À PESQUISA E A NOVAS LEITURAS.
DESCOBRIMOS EM NOSSO LIVRO DE
CIÊNCIAS, ALGUMAS INFORMAÇÕES E
CURIOSIDADES SOBRE ASTRONOMIA.
PARTINDO DESSE PRÉVIO CONHECIMENTO, CAMINHAMOS TODOS EM BUSCA DE OUTRAS
DESCOBERTAS, QUE FORAM DE GRANDE
RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE NOSSOS ESTUDANTES, INCENTIVANDO-OS NA BUSCA DE
NOVOS CONHECIMENTOS NA ÁREA DA ASTRONOMIA E RELACIONANDO-A COM O PRÓPRIO
COTIDIANO DOS MESMOS.
A
CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO FORAM PAUTADAS NAS AÇÕES CRIADAS PELOS ESTUDANTES,
E A PRÁTICA VIVENCIADA PELOS MESMOS
DURANTE A REALIZAÇÃO .
ELE É INTER DISCIPLINAR E CONTA COM O APOIO DO NÚCLEO GESTOR DA ESCOLA E APOIO DOS PAIS DOS ALUNOS DO 2º ANO POIS ESTE ESTÁ RELACIONADO COM AS MATRIZES DE HABILIDADES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O QUE NÃO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE SER TRABALHADO EM TODAS AS SÉRIES.
OS TRABALHOS FORAM DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA E MANDADOS PARA A ORGANIZAÇÃO RESPONSÁVEL PELA OLIMPÍADA E COMO PRÊMIO DE RECONHECIMENTO RECEBEMOS OS CERTIFICADOS . CERTIFICADOS ESTES QUE SÓ FORAM CONSEQUÊNCIAS DE NOSSO EMPENHO E DESENVOLVIMENTO DE TAL PROJETO. A COMEMORAÇÃO DE MAIS UMA ETAPA CUMPRIDA É SEMPRE ESPERADA, CHAMAMOS AGORA, ALGUMAS DAS ESTRELAS PRINCIPAIS DESTA TARDE.
ELE É INTER DISCIPLINAR E CONTA COM O APOIO DO NÚCLEO GESTOR DA ESCOLA E APOIO DOS PAIS DOS ALUNOS DO 2º ANO POIS ESTE ESTÁ RELACIONADO COM AS MATRIZES DE HABILIDADES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O QUE NÃO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE SER TRABALHADO EM TODAS AS SÉRIES.
OS TRABALHOS FORAM DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA E MANDADOS PARA A ORGANIZAÇÃO RESPONSÁVEL PELA OLIMPÍADA E COMO PRÊMIO DE RECONHECIMENTO RECEBEMOS OS CERTIFICADOS . CERTIFICADOS ESTES QUE SÓ FORAM CONSEQUÊNCIAS DE NOSSO EMPENHO E DESENVOLVIMENTO DE TAL PROJETO. A COMEMORAÇÃO DE MAIS UMA ETAPA CUMPRIDA É SEMPRE ESPERADA, CHAMAMOS AGORA, ALGUMAS DAS ESTRELAS PRINCIPAIS DESTA TARDE.
1.
BEATRIZ
SANTOS PESSOA
2.
BERNARDO GUIMARÃES
3.
ELISMAR ALVES
DOS SANTOS
4.
JOÃO GABRIEL
ALVES
5.
JOÃO GABRIEL
CAIXETA
6.
KELLY LUCIANA SOUZA
7.
KEULLY
FERNANDA LOPES DE
MIRANDA
8.
LARA
STEFANY PRIETO GUIMARÃES
9.
MARIA CLARA
GOMES RODRIGUES
10.
RAFAELLA
CANEDO DE CASTRO
11.
SARA
EVARISTO CORRÊA
12.
TAMARA
CAIXETA RODRIGUES
13.
THÁLITA
CAIXETA RODRIGUES
14.
VINÍCIOS
VIEIRA DA SILVA
15.
IARA
MARTINS FERNANDES
16.
MARIA CLARA FERREIRO BARBALHO
17.
EDNA
MARIA FERREIRO BARBALHO
18.
AMANDA
GOMES TAVARES
19.
ANDRÉ LUÍS
SOUZA RODRIGUES.
TAMBÉM CONVIDAMOS
A PROFESSORA QUE DESENVOLVEU O
PROJETO PARA RECEBER
SEU CERTIFICADO COMO
PROFESSORA REPRESENTANTE DA OBA: DIANE
JOSY PIRES.
CONVIDAMOS A
COORDENADORA PEDAGÓGICA DA
ESCOLA MUNICIPALIZADA LUIZA
VIANA LUCIENE CORRÊA
GUIMARÃES RIBEIRO PARA
TAMBÉM RECEBER SEU
CERTIFICADO.
CONVIDAMOS A
COORDENADORA DO TURNO
VESPERTINO ELEUSA MARIA
PRIETO PARA TAMBÉM RECEBER
SEU CERTIFICADO.
APRESENTADOR: QUERIDOS PAIS, HAVERÁ UM DIA ONDE VOCÊS NÃO
ENCONTRARÃO OS BRINQUEDOS ESPALHADOS PELA CASA, NÃO SE SENTIRÃO MAIS IRRITADOS
AO VEREM QUE ELA PARECE LIMPINHA SEM RABISCOS COM LÁPIS DE COR, NEM PRECISARÃO
MAIS RECOLHER OS TRAVESSEIROS E ALMOFADAS, NEM DESMANCHAREM A CABANINHA FEITA
COM LENÇÓIS. NÃO PRECISARÃO MAIS INSISTIR NA ESCOVAÇÃO DOS DENTES, NEM COBRAR
QUE FAÇAM O PARA CASA. NÃO PRECISARÃO MAIS LEVÁ-LOS NEM BUSCÁ-LOS NA PORTA DA
ESCOLA; NÃO RECEBERÃO MAIS RECLAMAÇÕES SOBRE AS MORDIDAS NOS COLEGUINHAS E
PROVOCAÇÕES DO DIA-A-DIA. NÃO PRECISARÃO IR ÀS REUNIÕES DE PAIS E TANTAS COISAS
MAIS. E QUANDO ESTE DIA CHEGAR, VOCÊS PODERÃO OLHAR COM ALEGRIA E PAZ PORQUE
OFERECERAM TUDO PARA QUE SEUS FILHOS SE TORNASSEM PESSOAS ILUMINADAS, CAPAZES
DE VOAR ALTO, BUSCAREM SEUS SONHOS E TUDO QUE A VIDA OFERECER, SEM NUNCA
DESISTIR, POIS OS SONHOS ESTÃO NO CORAÇÃO
E ALCANÇÁ-LOS SÓ
DEPENDE DE CADA
UM DE NÓS.
APRESENTADOR(A): FINALIZANDO
A SOLENIDADE DESEJAMOS A TODOS MUITO
SUCESSO NAS SUAS VIDAS. QUE A FORÇA DA VIDA PRESENTE EM TODO O UNIVERSO BRILHE
EM VOCÊS! A TODOS QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA LUIZA VIANA MUITA PAZ E ESPERANÇA SEM MEDO DE SER FELIZ! AGRADECEMOS ÀS PESSOAS QUE
AQUI SE ENCONTRAM NOS
PRESTIGIANDO E QUE SE EMPENHAM
ATIVAMENTE NO PROCESSO EDUCATIVO DESTES NOSSOS PEQUENINOS
AQUI PRESENTES: SEUS PAIS , AUTORIDADES,
AMIGOS , GESTÃO ESCOLAR
E Á PROFESSORA.
E ASSIM, CHEGAMOS AO FINAL DESTA CELEBRAÇÃO. MAIS UMA
VEZ PARABÉNS A TODOS. VAMOS DAR CONTINUIDADE A ESTA TARDE MÁGICA, COM AS FOTOS
E O COFFEE BREAK...
Nenhum comentário:
Postar um comentário