Total de visualizações de página

25 de dezembro de 2012

OBA - PREMIAÇÃO DOS ALUNOS DO 2º ANO B VESPERTINO ESCOLA M. LUIZA VIANA 2012


UM POUCO  DA  HISTÓRIA  DA OBA

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e ELETROBRAS FURNAS  entre alunos de todas os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
As tarefas básicas dos professores representantes da OBA são:
  • Arregimentar colaboradores e formar uma equipe para dividir as tarefas sob sua coordenação;
  • Divulgar a Olimpíada nas escolas de sua região, quando solicitado a fazê-lo;
  • Divulgar a OBA entre os alunos do seu estabelecimento de ensino;
  • Coordenar as inscrições dos alunos da sua escola;
  • Receber as provas da CO/OBA e copiá-las (xerox) em número igual ao de alunos inscritos, garantindo o total sigilo do conteúdo das mesmas.
  • Distribui-las, recolhê-las, corrigi-las e enviá-las para a CO/OBA;
  • Dar assistência didática aos professores da escola, quando possível;
  • Organizar a solenidade de premiação dos alunos participantes.
As provas serão em quatro níveis distintos, a saber:
  • Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 1o ao 3o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
  • Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
  • Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou a 6º ao 9º ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
  • Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio. Duração desta prova: quatro horas.
Poderão participar todos os estudantes dos níveis fundamental e médio do País, regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental. Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de alunos participantes por escola. Se a escola onde o aluno estuda não estiver cadastrada para participar da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a uma outra escola cadastrada, ou a outra instituição cadastrada. A inscrição do aluno deverá ser feita pelo professor que aplicará a prova. Para fazer a prova os alunos só poderão usar lápis preto ou colorido, borracha, régua e caneta. Não é permitida a consulta a materiais ou a pessoas ou o uso de calculadora, exceto quando exceções constarem expressamente nas próprias provas.
A prova será aplicada aos alunos previamente inscritos junto ao professor representante da OBA. Os aplicadores deverão manter o sigilo da prova, seguir as instruções e prazos da CO/OBA e se ater aos princípios éticos.
A prova deverá ser realizada nas dependências da instituição do aplicador. Para isso o professor deverá providenciar a reserva antecipada de sala(s) adequada(s) junto à direção da escola, tomando precaução para que não haja superposição com outro evento.
As questões das provas, preferencialmente, visarão muito mais a fornecer informações corretas e atualizadas aos alunos do que extrair informações deles. As provas serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. A prova será constituída de 5 perguntas de Astronomia, 3 de Astronáutica e 2 sobre Energia. Os conteúdos das provas em cada um dos níveis serão:
  • Nível 1. Astronomia: Terra: forma, atmosfera, rotação,  pólos, equador, pontos cardeais, dia e noite. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais. O homem na Lua. Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”, Formas e Fontes de Energia, Cuidados com a Energia, Dicas de Conservação de Energia e Água, Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.  
  • Nível 2. Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu.Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes).   Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”, Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica, Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos e de água, Dicas de Conservação de Energia e Água, Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
  • Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão.  Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica:Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton.  Os ônibus espaciais. Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos), Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
  • Nível 4. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 3: Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, freqüência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 3: A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto. Energia: Educação Ambiental, Sustentabilidade (social, ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência), Cuidados com a Energia, Cálculo do Consumo Residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, leitura do medidor de consumo residencial, dicas de conservação de energia e água e prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Poderá haver uma ou duas perguntas baseadas em atividades práticas e/ou observacionais. Para responder a estas perguntas o aluno precisará ter feito previamente uma atividade prática e/ou observacional que será divulgada com antecedência. Os alunos poderão fazer individualmente ou em grupos estas atividades práticas e/ou observacionais. Recomendamos, contudo, que os alunos sejam incentivados, orientados e ajudados no que for possível, para que desenvolvam as atividades práticas e/ou observacionais pedidas.
As provas serão corrigidas pelos professores aplicadores das mesmas, com base num detalhado gabarito a ser enviado pela CO/OBA logo após a prova. As provas com as 10 maiores notas de cada nível devem ser enviadas, pelos correios, à CO/OBA, imediatamente após serem corrigidas, e dentro do prazo estipulado pela CO/OBA. Uma listagem, num modelo a ser distribuído, com todos os nomes dos alunos participantes, níveis, sexos, datas de nascimentos e notas deverá ser enviada pelos professores representantes da OBA à CO/OBA em prazo determinado, anualmente escolhido e divulgado, juntamente com as 10 melhores provas de cada nível. As demais provas deverão permanecer sob a guarda do professor representante da escola pelo período de um ano, após o qual poderão ser descartadas ou devolvidas aos respectivos alunos. As provas terão 3 seções bem distintas, isto é, uma com 5 perguntas de Astronomia, outra com 3 perguntas de Astronáutica e outra com 2 perguntas de Energia, totalizando 10 perguntas. Corrigida a prova, o total de pontos das questões de Astronomia, de Astronáutica e de Energia devem ser lançados separadamente na Ficha de Controle de Inscrição de Alunos. Na última coluna desta Ficha deve ser lançada a soma das três notas, a qual, para todos os efeitos de premiação é a nota final do aluno.

Premiação nacional - Medalhas: A CO/OBA depois de receber todas as listagens com os nomes e notas dos participantes vai relacionar, por ordem decrescente, as notas dos quatro níveis separadamente. Serão enviados, no final do mês de outubro ou início de novembro, certificados para todos os alunos participantes. Serão distribuídas, entre os quatro níveis, aos alunos de maiores notas, a nível nacional, cerca de 30.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze. Uma solenidade de premiação deve ser organizada na escola para a entrega das medalhas e certificados com a presença de alunos, professores, pais, autoridades, imprensa, rádio, TV, etc.            
  • Premiação escolar: O professor cadastrado do estabelecimento de ensino, juntamente com os professores colaboradores, Diretor(a) da Escola e/ou coordenadores pedagógicos poderão decidir a data e a forma mais conveniente para fazer a entrega dos certificados e medalhas que receberão da CO/OBA. É recomendável também que, caso a escola não receba medalhas, ou receba poucas, sejam adquiridas no comércio local, pela própria escola, mais medalhas (de qualquer modelo) e que se faça uma premiação em nível escolar com estas medalhas.
  • Certificados: Todo aluno participante receberá um certificado com seu nome grafado. O professor representante da escola, bem como seus colaboradores e diretor da escola receberão um certificado de participação da CO/OBA. Também será enviado um certificado em nome da Escola. Abaixo do nome do aluno constará o tipo de medalha que ele ganhou, caso ele seja premiado. Abaixo do nome do professor no certificado constará a carga horária gasta por ele na organização da OBA. A OBA se reserva o direito de enviar certificados somente para os alunos que tenham obtido nota acima de um valor mínimo, caso não obtenha recursos suficientes.
  • Brindes:  Junto com os certificados enviaremos, materiais impressos produzidos por nós ou obtidos por doação. Sempre que possível também serão enviadas cópias de artigos, cartazes, CDs com conteúdos de Astronomia, Astronáutica, Energia, etc.
  • Jornadas: Alunos serão selecionados para participarem da Jornada Espacial, da Jornada de Energia, da Jornada de Foguetes (se participaram da Mostra de Foguetes) e do Space Camp, sempre a partir das notas obtidas.
A CO/OBA fará a seleção das Equipes Brasileiras, respeitadas as normas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia. As participações das equipes brasileiras nas mesmas, obviamente estão condicionadas à existência de recursos financeiros para tanto.
Não há taxa de inscrição para Escolas ou alunos participarem da OBA. As escolas receberão gratuitamente o material de divulgação, cartazes, cartas circulares, fichas, regulamentos, propostas de atividades práticas, provas e gabaritos. A impressão dos certificados e a confecção das medalhas também serão gratuitas. A remessa do pacote contendo as medalhas, os certificados de alunos, professores e diretores, bem como os brindes será feita como ENCOMENDA com cobrança prévia somente da postagem do correio. Cada escola será previamente informada do custo médio da postagem desses pacotes através de um boleto bancário a ser pago numa agência bancária qualquer.
A marca da OBA é patrimônio da CO/OBA e sua utilização para fins comerciais deve ser autorizada por escrito pela mesma.

OBS.:  PARTICIPAMOS  DA  OBA  ESTE  ANO  E  FOMOS CONTEMPLADOS  COM  CERTIFICADOS  DE  RECONHECIMENTO,  POR  SER  A  PRIMEIRA  VEZ  QUE  NOSSA ESCOLA  PARTICIPA  DE  TAL  OLÍMPIADA  A  NÍVEL  NACIONAL... VEJA  O  ROTEIRO ABAIXO DE PREMIAÇÃO...

ROTEIRO DE  APRESENTAÇÃO DO PROJETO OBA__ OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA---
ARTES E ASTRONOMIA, CONHECER PARA PRESERVAR
ESCOLA M. LUIZA VIANA  2012
APRESENTADOR(A):  SEJAM TODOS BEM-VINDOS. COM ALEGRIA NOS REUNIMOS PARA ENTREGA  DOS  CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO  DOS ALUNOS DO 2º ANO B.
E PARA DARMOS INICIO  GOSTARIA DE  CHAMAR  A  PROFESSORA  DIANE  JOSY  PIRES  PARA FAZER USO DA PALAVRA.
PROFESSORA:  PREZADOS PAIS, PARENTES E AMIGOS DOS NOSSOS PEQUENOS ALUNOS, TER CONSCIÊNCIA DE NOSSAS GRANDES CONQUISTAS É IMPORTANTE, MAS NADA MELHOR DO QUE SE MARAVILHAR COM AS PEQUENAS DÁDIVAS DIÁRIAS QUE A VIDA NOS PROPORCIONA, COMO ACORDAR E TER A ALEGRIA DE RECEBER UM OI MÃE, OI PAI, OU ENTÃO O SIMPLES, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE:ACORDEI! QUE ALEGRIA É PODER CONVIVER COM ESSAS PEQUENAS ESTRELAS E TER CONDIÇÃO DE DAR A ELAS UM FUTURO MELHOR, BASEADO EM AMOR, ALEGRIA, RESPEITO, EDUCAÇÃO, AFETO E CARINHO.
                        CERTAMENTE, ESTE É UM DOS NOSSOS DESEJOS. MAS QUEREMOS DESEJAR ALGO MAIS: QUE POSSAMOS NOS REINVENTAR TODOS OS DIAS ATRAVÉS DE NOSSAS PEQUENAS E GRANDES CONQUISTAS, QUE POSSAMOS APRENDER E ENSINAR, QUE POSSAMOS CONTINUAR SEMEANDO PAZ, AMOR, AMIZADE, ALEGRIA E FELICIDADE, QUE POSSAMOS EM FIM, CONTINUAR BATALHANDO POR UM MUNDO MELHOR. CONVIDO A TODOS PARA  OUVIRMOS UMA  ORAÇÃO  DE  AGRADECIMENTO.
CONVIDAMOS  A  NOSSA  DIRETORA  PARA  FAZER  USO  DA  PALAVRA
APRESENTADOR(A): GOSTARIA DE CHAMAR PARA COMPOR A MESA
·         NOSSA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: SIMAR ROSILENE VIEGAS
·         PREFEITO: LUCIANO DO DIGÓ(NÃO ESTEVE PRESENTE)
·         FUTURO PREFEITO: ISSY  QUINAN JÚNIOR(NÃO ESTEVE PRESENTE)
·         SR. NERI DE ALCÂNTARA(NÃO ESTEVE PRESENTE)
·         REPRESENTANTE DE MÃES DA  ESCOLA  MARISTELA DOREA
·         NOELI SOPRAN
·         ANGÉLICA CAIXETA
·         CÉLIA MATTOS
·         DIRETORA DA ESCOLA  TATIANA ARAÚJO
APRESENTADOR(A): A CRIANÇA É FONTE DE AMOR. AMOR A ESTE CHÃO, AMOR AO BRASIL E PARA QUE ESTE BRASIL SEJA ALEGRE, VERDADEIRO, JUSTO E UMA NAÇÃO PODEROSA FAZ-SE NECESSÁRIO QUE SAIBAMOS SEMEAR NOS CORAÇÕES DAS CRIANÇAS ESSA SEMENTE ESPECIAL QUE É O AMOR. E DEMONSTRANDO O NOSSO AMOR PELO BRASIL, CONVIDAMOS PARA DE PÉ CANTARMOS O HINO NACIONAL BRASILEIRO  E  O HINO  DE  GOIÁS.
APRESENTADOR(A): CADA ETAPA DE ESTUDO NA VIDA DE UMA CRIANÇA É SEMPRE MUITO IMPORTANTE E ESPECIAL TANTO PARA OS PAIS E FAMILIARES COMO PARA A PRÓPRIA CRIANÇA QUE CONSEGUIU VENCER OS SEUS DESAFIOS.OS ALUNOS  DO 2º ANO B PARTICIPARAM  DO PROJETO OBA__ OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA  POIS   ESTE É  UM  PROJETO QUE  SÓ  VEIO  SOMAR  AS  AULAS  DE  CIÊNCIAS  PROJETO ARTES E ASTRONOMIA, CONHECER PARA PRESERVAR:  UMA  EDUCAÇÃO  VOLTADA   PARA  A  RESPONSABILIDADE  TEVE COMO PROBLEMATIZAÇÃO O MUNDO ATUAL EM QUE VIVEMOS, ONDE  UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES É COMO DESENVOLVER AÇÕES, PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS PARA A PRESERVAÇÃO DO PLANETA. MUITO SE TEM FALADO SOBRE RECICLAGEM DE LIXO, REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS, ECONOMIA DE ÁGUA E DE ENERGIA. VÁRIOS SETORES DOS ÓRGÃOS  PÚBLICO E PRIVADO, TEM FEITO INVESTIMENTOS EM PROJETOS PARA O INCENTIVO DE AÇÕES QUE PROPICIEM O CONHECIMENTO E A CONSCIÊNCIA DOS CIDADÃOS NA CIDADE E NO CAMPO.
                      A ESCOLA TEM UM IMPORTANTE PAPEL NESSA ÁREA, POIS, É FORMADORA DE OPINIÕES E BUSCA EM SUAS AÇÕES COTIDIANAS, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONHECIMENTOS E CONSCIÊNCIA DA SUA REALIDADE, TORNANDO-OS A CADA DIA, CIDADÃOS TRANSFORMADORES DE UM MUNDO MELHOR PARA A CONVIVÊNCIA ENTRE OS TODOS OS SERES.
                    A PRESERVAÇÃO DO PLANETA HOJE É UM ASSUNTO INEVITÁVEL E BASTANTE RELEVANTE PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA. O MUNDO É A NOSSA CASA, DEVEMOS CUIDAR DE NOSSA CASA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. PENSANDO NISSO, NASCEU A IDEIA DO PROJETO ARTES E ASTRONOMIA, CONHECER PARA PRESERVAR: UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL, PAUTADO NA  PROPOSTA E  REGULAMENTO DA OBA.
                    SABEMOS QUE A TERRA NÃO É O ÚNICO PLANETA DO UNIVERSO, QUE EXISTEM MUITAS COISAS ALÉM DO HORIZONTE E QUE É POSSÍVEL OBSERVAR E CONHECER COM A AJUDA DE INÚMEROS INSTRUMENTOS.
            A CURIOSIDADE, PELO CONHECIMENTO, NATURAL DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES ME FEZ OLHAR MAIS ADIANTE E PROCURAR ALGO NOVO QUE OS INCENTIVASSEM À PESQUISA E A NOVAS LEITURAS.  DESCOBRIMOS EM NOSSO LIVRO DE  CIÊNCIAS, ALGUMAS INFORMAÇÕES E  CURIOSIDADES SOBRE  ASTRONOMIA. PARTINDO DESSE PRÉVIO CONHECIMENTO, CAMINHAMOS TODOS EM BUSCA DE OUTRAS DESCOBERTAS, QUE FORAM  DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE NOSSOS ESTUDANTES, INCENTIVANDO-OS NA BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS NA ÁREA DA ASTRONOMIA E RELACIONANDO-A COM O PRÓPRIO COTIDIANO DOS MESMOS.
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO FORAM PAUTADAS NAS AÇÕES CRIADAS PELOS ESTUDANTES, E A PRÁTICA VIVENCIADA PELOS MESMOS  DURANTE A REALIZAÇÃO .
                         ELE  É INTER DISCIPLINAR E CONTA COM O APOIO DO NÚCLEO GESTOR DA ESCOLA E  APOIO DOS PAIS DOS ALUNOS DO 2º ANO POIS ESTE ESTÁ RELACIONADO COM AS MATRIZES DE HABILIDADES DO 2º  ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O QUE NÃO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE SER TRABALHADO EM TODAS AS SÉRIES.     
                         OS TRABALHOS FORAM DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA  E  MANDADOS PARA A ORGANIZAÇÃO RESPONSÁVEL PELA OLIMPÍADA E  COMO PRÊMIO DE  RECONHECIMENTO RECEBEMOS OS CERTIFICADOS . CERTIFICADOS  ESTES QUE  SÓ  FORAM  CONSEQUÊNCIAS  DE  NOSSO  EMPENHO  E  DESENVOLVIMENTO  DE TAL  PROJETO. A COMEMORAÇÃO DE MAIS UMA    ETAPA  CUMPRIDA  É SEMPRE ESPERADA,  CHAMAMOS AGORA, ALGUMAS DAS ESTRELAS PRINCIPAIS DESTA TARDE.
1.      BEATRIZ  SANTOS  PESSOA
2.      BERNARDO GUIMARÃES
3.      ELISMAR ALVES  DOS  SANTOS
4.      JOÃO GABRIEL  ALVES
5.      JOÃO GABRIEL  CAIXETA
6.      KELLY LUCIANA SOUZA
7.      KEULLY  FERNANDA  LOPES  DE  MIRANDA
8.      LARA  STEFANY  PRIETO  GUIMARÃES
9.      MARIA  CLARA GOMES RODRIGUES
10.  RAFAELLA  CANEDO  DE  CASTRO
11.  SARA  EVARISTO  CORRÊA
12.  TAMARA   CAIXETA  RODRIGUES
13.  THÁLITA  CAIXETA  RODRIGUES
14.  VINÍCIOS  VIEIRA  DA  SILVA
15.  IARA  MARTINS  FERNANDES
16.  MARIA  CLARA FERREIRO  BARBALHO
17.  EDNA  MARIA  FERREIRO  BARBALHO
18.  AMANDA  GOMES  TAVARES
19.  ANDRÉ LUÍS  SOUZA  RODRIGUES.
TAMBÉM  CONVIDAMOS   A  PROFESSORA  QUE DESENVOLVEU  O  PROJETO  PARA  RECEBER  SEU  CERTIFICADO  COMO  PROFESSORA  REPRESENTANTE DA  OBA: DIANE  JOSY  PIRES.
CONVIDAMOS  A  COORDENADORA  PEDAGÓGICA  DA  ESCOLA  MUNICIPALIZADA  LUIZA  VIANA  LUCIENE  CORRÊA  GUIMARÃES  RIBEIRO  PARA  TAMBÉM  RECEBER  SEU   CERTIFICADO.
CONVIDAMOS  A  COORDENADORA  DO  TURNO  VESPERTINO  ELEUSA  MARIA  PRIETO  PARA TAMBÉM  RECEBER  SEU   CERTIFICADO.
APRESENTADOR: QUERIDOS PAIS, HAVERÁ UM DIA ONDE VOCÊS NÃO ENCONTRARÃO OS BRINQUEDOS ESPALHADOS PELA CASA, NÃO SE SENTIRÃO MAIS IRRITADOS AO VEREM QUE ELA PARECE LIMPINHA SEM RABISCOS COM LÁPIS DE COR, NEM PRECISARÃO MAIS RECOLHER OS TRAVESSEIROS E ALMOFADAS, NEM DESMANCHAREM A CABANINHA FEITA COM LENÇÓIS. NÃO PRECISARÃO MAIS INSISTIR NA ESCOVAÇÃO DOS DENTES, NEM COBRAR QUE FAÇAM O PARA CASA. NÃO PRECISARÃO MAIS LEVÁ-LOS NEM BUSCÁ-LOS NA PORTA DA ESCOLA; NÃO RECEBERÃO MAIS RECLAMAÇÕES SOBRE AS MORDIDAS NOS COLEGUINHAS E PROVOCAÇÕES DO DIA-A-DIA. NÃO PRECISARÃO IR ÀS REUNIÕES DE PAIS E TANTAS COISAS MAIS. E QUANDO ESTE DIA CHEGAR, VOCÊS PODERÃO OLHAR COM ALEGRIA E PAZ PORQUE OFERECERAM TUDO PARA QUE SEUS FILHOS SE TORNASSEM PESSOAS ILUMINADAS, CAPAZES DE VOAR ALTO, BUSCAREM SEUS SONHOS E TUDO QUE A VIDA OFERECER, SEM NUNCA DESISTIR, POIS OS SONHOS ESTÃO NO CORAÇÃO  E   ALCANÇÁ-LOS  SÓ  DEPENDE  DE  CADA  UM  DE  NÓS.
APRESENTADOR(A): FINALIZANDO A SOLENIDADE DESEJAMOS A TODOS  MUITO SUCESSO NAS SUAS VIDAS. QUE A FORÇA DA VIDA PRESENTE EM TODO O UNIVERSO BRILHE EM VOCÊS! A TODOS QUE FAZEM PARTE DA FAMÍLIA LUIZA VIANA  MUITA PAZ E ESPERANÇA  SEM MEDO DE SER FELIZ! AGRADECEMOS  ÀS PESSOAS QUE  AQUI  SE  ENCONTRAM NOS  PRESTIGIANDO E  QUE SE EMPENHAM ATIVAMENTE   NO PROCESSO EDUCATIVO DESTES NOSSOS PEQUENINOS  AQUI PRESENTES: SEUS PAIS , AUTORIDADES, AMIGOS  , GESTÃO  ESCOLAR  E Á  PROFESSORA.
E ASSIM, CHEGAMOS AO FINAL DESTA CELEBRAÇÃO. MAIS UMA VEZ PARABÉNS A TODOS. VAMOS DAR CONTINUIDADE A ESTA TARDE MÁGICA, COM AS FOTOS E O COFFEE BREAK...












































Nenhum comentário:

Postar um comentário