Projeto Trânsito na Escola
O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida.
Atualmente, nas cidades modernas o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso à inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.
Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas (Rodrigues, 2007).
Grande parte das atuais questões urbanas estão relacionadas direta ou indiretamente ao trânsito. As inúmeras desigualdades sociais de nosso país se manifestam também no trânsito, por que os recursos de transporte têm uma distribuição assimétrica dentro dos espaços urbanos, ocasionando desigualdades entre as diferentes classes sociais.
Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
Assim, propomos esse “Projeto Trânsito na Escola”, seguindo diversos exemplos positivos existente em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas das Escolas de nosso município, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.
Grande parte das atuais questões urbanas estão relacionadas direta ou indiretamente ao trânsito. As inúmeras desigualdades sociais de nosso país se manifestam também no trânsito, por que os recursos de transporte têm uma distribuição assimétrica dentro dos espaços urbanos, ocasionando desigualdades entre as diferentes classes sociais.
Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
Assim, propomos esse “Projeto Trânsito na Escola”, seguindo diversos exemplos positivos existente em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas das Escolas de nosso município, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.
JUSTIFICATIVA
Este projeto foi elaborado tendo em
vista a preocupação relacionada com a necessidade da instituição de educação
infantil desenvolver atividades de ensino-aprendizagem que possibilitem a
criança adquirir o respeito pelas regras de trânsito percebendo o valor das
normas sociais quanto à segurança individual e à coletiva.
O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos
órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (Código de
Trânsito Brasileiro – CTB, art. 1º).
O “Projeto Trânsito e Cidadania na
Educação Infantil” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução
dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da
vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como
meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática
que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem
parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para
que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas”
(Bogue et al., 2008).
Uma das questões mais importantes
ligadas ao trânsito está relacionado ao fato de as cidades crescerem em ritmo
acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de
veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um
gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de
crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento
quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas
(Rodrigues, 2007).
Portanto, sabendo do importante papel
transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos,
dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema
transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e
responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar as crianças sobre a importância de
conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens
ajustadas as situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar situações de aprendizagem onde as crianças possam pensar e agir
sobre o assunto.
- Interagir com brinquedos e instrumentos sonoros relacionados ao
trânsito
- Estimular as percepções visual/ tátil e auditiva (sons do corpo,
objetos diversos) através de brinquedos e atividades relacionadas ao tema.
- Conhecer sinais e regras de trânsito.
- Reconhecer profissionais que trabalham no trânsito.
- Elencar atitudes de segurança no trânsito.
- Valorizar e respeitar a linguagem do trânsito como meio de preservação
da vida.
PROBLEMATIZAÇÃO
Posso andar no trânsito sem observá-lo e sem prestar atenção?
Posso desrespeitar as regras e
sinalização de trânsito?
PROCEDIMENTOS/ METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a
interação professor e crianças.
Algumas atividades serão realizadas em sala de atividades e outras
extra- sala.
Relatos de trajetos feitos pelas crianças
Contação de Histórias (Fom,Fom/ As caixas que andam/ Era uma
vez uma bicicleta
Músicas
Produções Textuais
Maquetes
Conscientização sobre o estacionamento de carros em frente ao CMEI (
pais, crianças, os cuidados que precisam ter)
Palestra
Confecção de carrinhos de papelão
Elaboração de um circuito no pátio
Confecção de placas, cartazes
Montagem de painéis
Assistir Vídeo educativo sobre Trânsito
Trabalhar a sonorização do trânsito ( tipos de sonsa produzidos
O tema trânsito será trabalhado sempre na terça-feira de cada semana.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Levar jornais e notícias sobre o trânsito para as crianças e dialogar
sobre acidentes e a possibilidade de serem evitados
Questionar se a turma conhece regras de trânsito e quais são elas.
Levar a
criança a pensar o trânsito, se colocando no lugar de pedestre, não apenas de
motorista ou usuário de carro;
Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades.
Se houver a possibilidade, levar um guarde de trânsito até a escola, para que converse e oriente os pequenos.
Fazer o gráfico da turma sobre (quantos usam cinto, quantos viajam no banco de trás), depois analisar com questionamentos que levem os pequenos a compreensão do número, quantidades.
Se houver a possibilidade, levar um guarde de trânsito até a escola, para que converse e oriente os pequenos.
RECURSOS DIDÁTICOS
Sucatas ( papelão, caixas etc), giz de cera, lápis
de cor, fita adesiva, cola quente, DVD, aparelho de televisão, máquina
fotográfica, aparelho de som, CDs, EVA, papel manilha etc.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa
e contínua, sendo através da observação diária da criança, da análise dos
registros bem como da auto-avaliação da professora.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
Rodrigues,
J.N. 2007. Placar da Vida: uma análise do Programa ¨Paz no Trânsito” no
Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado em Sociologia). Brasília.
Universidade de Brasília. 116p. Disponível em:http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=32144564